Avaliação e tratamento pré-terapia antineoplásica:
Antes de iniciar o tratamento oncológico, é necessário fazer a avaliação e a adequação da saúde bucal. O objetivo principal nesta etapa, é a identificação e eliminação de focos de infecção na cavidade oral, minimizando riscos de complicações bucais durante o tratamento.
O cirurgião dentista irá orientar o paciente das seguintes complicações bucais:
Mucosite (ulceras na mucosa);
Xerostomia (boca seca);
Cárie de radiação;
Candidíase (fungos);
Osteorradionecrose (necrose nos ossos maxilares após radiação);
Osteonecrose associada a bifosfonatos;
Infecções;
Doença periodontal;
Trismo (limitação de abertura de boca);
Quelite angular;
Confecção de Stent para pacientes com Câncer de cabeça e pescoço que irão fazer radioterapia;
Acompanhamento na vigência da terapia antineoplásica:
Controle e tratamento de Mucosite Oral e de infecções fúngicas através de Laserterapia;
Controle e tratamento da Xerostomia;
Tratamento odontológico eletivo (depende do quadro geral e de exames do paciente, assim como liberação pelo médico oncologista);
Acompanhamento pós terapia antineoplásica:
Manutenção da higiene bucal;
Consultas periódicas são necessárias para prevenção e detecção e tratamento da osteonecrose/osteorradionecrose, cárie de radiação, xerostomia e trismo;
Detecção da DECH – Doença do Enxerto Contra o Hospedeiro (em casos de transplante de medula óssea);
Detecção precoce de metástases na cavidade oral;
O paciente oncológico deve ser acompanhado por uma equipe multiprofissional que visará dar o melhor tratamento para o mesmo e assim promover o seu bem-estar e qualidade de vida.
O acompanhamento de um Cirurgião-Dentista na equipe de suporte do tratamento oncológico permite o diagnóstico e tratamento precoce de lesões orais ou infecções oportunistas decorrentes do próprio tratamento médico, por exemplo com o uso da Laserterapia (Terapia Fotodinâmica) em casos de Mucosite Oral. Durante essa fase, as alterações podem ser tratadas de forma simples e eficaz, o que diminui a dor e infecções, e proporciona melhor qualidade de vida ao paciente, reduz a possibilidade de internação e de interrupções no tratamento antineoplásico.
É acreditando nisso que proporcionamos o melhor tratamento para pacientes oncológicos, auxiliando a conclusão do seu tratamento de forma eficiente, com conforto e qualidade de vida.