Muitas pessoas, por motivos genéticos, perda de dentes ao logo da vida ou por hábitos parafuncionais, podem ter dentes fora de posição ou desalinhados. A Ortodontia tem por objetivo evitar o surgimento ou tratar essas situações.
De acordo com o tipo de problema, o tratamento pode ser feito de formas variadas, seja com Aparelhos Fixos Convencionais, Aparelhos Estéticos, Aparelhos Autoligados, Aparelhos Removíveis ou Alinhadores Invisíveis.
Os problemas de desalinhamento dos dentes basicamente podem ser hereditários, surgir a partir de perdas de dentes ou então serem decorrentes de maus hábitos na infância como o uso de chupetas e mamadeiras. O problema também pode estar restrito aos dentes ou se estender ao desenvolvimento das estruturas ósseas.
Dessa forma o tratamento varia muito de acordo com o caso, podendo ser necessário o uso de aparelhos muito específicos para o caso.
Uma grande evolução na Ortodontia foi o surgimento de aparelhos estéticos. Neste caso os brackets podem ser de material branco ou transparente, permanecendo apenas o fio em cor metálica, tornando o aparelho bastante discreto.
Os alinhadores sugiram mais recentemente e possuem a grande vantagem de serem discretos, muitas vezes imperceptíveis. São utilizados o tempo todo, sendo removidos apenas para a alimentação e higienização.
Em muitos casos o tratamento pode ser feito totalmente só com os alinhadores, mas em alguns é necessário o uso de aparelhos convencionais em algumas etapas do tratamento.